O que é a sombra, afinal? (E por que ela não é só “o lado ruim”)

•

Entre as estruturas inconscientes descritas por Carl Gustav Jung, a sombra ocupa lugar de destaque. Ela pode ser compreendida como “o outro em nós”, um conjunto de conteúdos que o ego não reconhece como pertencentes a si, seja porque os considera moralmente inaceitáveis, incompatíveis com sua autoimagem ou contrários às exigências de adaptação ao mundo externo.

A sombra não corresponde apenas ao mal, embora possa conter aspectos destrutivos. Ela inclui tudo aquilo que foi rejeitado, negligenciado ou não desenvolvido pela personalidade consciente.

Como a sombra se forma

A sombra se forma à medida que o ego se desenvolve. Aquilo que a consciência aceita e utiliza para se adaptar ao mundo externo tende a compor a persona, enquanto aquilo que é rejeitado, desvalorizado ou vivido como inadequado tende a ser lançado na sombra.

Por isso, não é possível determinar antecipadamente quais conteúdos estarão presentes na sombra de uma pessoa. O que é sombrio para um indivíduo pode não ser para outro, pois a sombra depende da história, da cultura, do ambiente familiar e das exigências morais com as quais o ego se identificou.

Se uma criança que gosta muito de falar, por exemplo, nasce em uma família mais introspectiva, pode ser que essa qualidade seja percebida como algo negativo e a criança seja impelida a falar menos. Com o tempo, ela pode introjetar a ideia de que falar muito ou se expressar é algo ruim.

É nesse sentido que Marie-Louise von Franz comenta que não é possível determinar de antemão o que se faz presente na sombra: cada pessoa terá uma história própria. Para a autora, a forma mais correta de caracterizar a sombra é como “tudo aquilo que faz parte da pessoa, mas ela desconhece”.

Por que ela aparece quando estamos vulneráveis

Os conteúdos rejeitados pelo ego assumem um aspecto primitivo, pois não tiveram oportunidade de se desenvolver. Como possuem uma natureza emocional, com certa autonomia, eles surgem em momentos em que o indivíduo se encontra vulnerável, desajustado.

O indivíduo vulnerável é tomado por seus aspectos inconscientes, que passam, de certa forma, a governar a sua vida consciente. Aquilo que o afeta profundamente, algo aparentemente sem motivo claro, geralmente se relaciona com aspectos que ele traz dentro de si mesmo, mas que, por motivos diversos, não estão de acordo com o ideal do eu.

A projeção: o que vemos de pior no outro

Como Jung reforça em vários de seus textos, o inconsciente quer se fazer visto, e faz isso por meio da projeção, dos sonhos e das expressões artísticas. Quando é ignorado, ele gera consequências para o indivíduo, mas também para a coletividade.

Edward Whitmont descreve a sombra como a experiência arquetípica do outro, daquilo que o ego estranha, rejeita e tende a projetar fora de si: o impulso de buscar um bode expiatório, alguém para censurar e atacar. Na medida em que precisamos ser bons e justos, o outro se torna o receptáculo de todo o mal que deixamos de reconhecer em nós mesmos.

A sombra, para se fazer vista, é projetada no mundo externo, e é dessa maneira que o ego pode entrar em contato com ela. Ao reconhecer que aquilo que enxerga de pior nos outros também traz dentro de si, o indivíduo tem a possibilidade de ampliar sua consciência e estabelecer com o mundo à sua volta uma relação mais genuína e honesta.

Integrar não é se deixar levar

Essa relação não significa agir indiscriminadamente com os conteúdos reprimidos, nem justificar moralmente impulsos destrutivos. Significa reconhecer a existência desses conteúdos, discriminá-los, responsabilizar-se por eles e encontrar formas de elaborá-los.

A recusa da sombra pode produzir uma vida aparentemente correta, mas empobrecida e incompleta. A abertura à sua experiência, por outro lado, confronta o indivíduo com ambiguidades morais que podem ampliar sua totalidade psíquica.

Por isso Jung afirma que a sombra constitui um problema moral: ela exige que o indivíduo reconheça aspectos obscuros de sua própria personalidade. Esse reconhecimento demanda energia psíquica e disposição ética, pois confronta o ego com aquilo que ele preferiria atribuir ao outro.

Como sugere Whitmont, só depois de nos chocarmos ao ver como somos de verdade, e não como gostaríamos de ser, é que podemos dar o primeiro passo rumo à realidade individual.

Referências

  • FRANZ, Marie-Louise von. A sombra e o mal nos contos de fadas. São Paulo: Paulus, 2020.
  • JUNG, C. G. Aion: estudo sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrópolis: Vozes, 2013.
  • STEIN, Murray. Jung: o mapa da alma. São Paulo: Cultrix, 2006.
  • WHITMONT, Edward C. A evolução da sombra. In: ZWEIG, C.; ABRAMS, J. Ao encontro da sombra. São Paulo: Cultrix, 1991.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *